Distribu​idor

Distribuidor Autorizado
Blog

GUIA PRÁTICO PARA DIMENSIONAMENTO DE CONSUMO DO SISTEMA GE ENDURIS

Esse guia irá auxiliá-lo a entender aonde usar cada um dos produtos que juntos formam o Sistema Enduris


Postada em 16/01/2023 às 10:57
Por Impercoat

Impercoat

CRITÉRIOS PARA ELABORACAO DA PROPOSTA COMERCIAL E TÉCNICA

                Este documento tem como objetivo dar ao aplicador subsídios para o dimensionamento dos materiais a serem utilizados em cada projeto.

  1. DIAGNÓSTICO – o primeiro passo é entender as patologias causas e efeitos, se estruturalmente o telhado está em bom estado ou há necessidade de obra civil ou troca de telhas e qual o problema a ser resolvido (Infiltração, redução térmica, oxidação)
  2. MEDIÇÕES – determinar m2 de área desenvolvida e metro linear de reforço
  3. PLANEJAMENTO EXECUÇÃO – escolher como usará os produtos para montar o sistema Enduris a forma de aplicação(rolo ou airless) e quantificar. As áreas de reforço devem sempre ser executadas antes da aplicação da membrana Enduris e submeter o projeto para revisão e validação.

 

ÁREAS DE REFORÇO

                São consideradas áreas de reforço todas as junções de grande movimentação, sobre posições de telhas e rufos, entradas de tubulações, parafusos e arestas. Identificar quantos metros lineares de reforço serão necessários e o número de parafusos.

  1. Sobreposição de telhas e rufos – Para as sobreposições que estiverem perfeitamente encaixadas e estruturalmente estáveis não é necessário reforço para aberturas de até 1,6mm. Para áreas superiores considerar o uso de um cordão do Selante de Silicone GE SWS aplicado com aplicador elétrico ou manual. (Fig.1 e Fig.2)
  2. Arestas, ralos e tubulações passantes suportes e outras penetrações, e junção de piso com parede, realizar o reforço com o Selante GE Liquid Flashing e aplicar a tela de reforço RF 100 quando entender ser necessário um reforço mais robusto ou sempre que precisar fazer uma ponte entre arestas mais espaçadas.
  3. Parafusos – Realizar a inspeção, dar o torque nos parafusos existentes, trocar os danificados e aplicar sobre cada parafuso com o auxílio de um pincel o Selante GE Liquid Flashing. (Fig.3)
  4. Interseção de telhados e calhas – Cortar a sobreposição de telhas sobre calhas o mais rente possível ao topo da calha, aplicar uma demão do Enduris de no mínimo de 0,5mm de espessura na calha e na telha, posicionar a tela de reforço de forma que sobre no mínimo 5cm para cada lado e aplicar uma segunda de mão de Enduris de pelo menos mais 0,6mm de espessura. (Fig.4)

Sistema Enduris - Desenho

Fig 1

 

Sistema Enduris - Desenho

Fig 2

 

Sistema Enduris - Desenho

Fig 3

 

Sistema Enduris - Desenho

Fig 4

 

Mais sugestões de modelos de aplicação podem ser encontrados no site www.gesilicones.com na seção de roof coating – detail drawings.

 

RENDIMENTOS MÉDIOS DOS PRODUTOS QUE COMPÕE O SISTEMA ENDURIS PARA EFEITO DE ORÇAMENTO POR ANOS DE GARANTIA

                Os rendimentos abaixo são orientativos e não levam em conta as perdas que devem ser consideradas conforme o método de aplicação e qualificação da mão de obra. Mais informações podem ser encontradas no boletim técnico de cada produto ou solicitadas à Momentive.

 

 

Substrato liso

 

Substrato Poroso

Anos de garantia

 

10

15

20

 

10

15

20

Espessura úmida

 

0,610mm

0,790mm

1,016mm

 

0,610mm

0,790mm

1,016mm

Espessura seca

 

0,540mm

0,711mm

0,914mm

 

0,540mm

0,711mm

0,914mm

 

 

Enduris 3500

 

30m2

23m2

18m2

 

25m2

19m2

15m2

RF100 6"

 

30m

30m

30m

 

30m

30m

30m

Selante SWS

 

20m

20m

20m

 

20m

20m

20m

Selante Liquid Flashing

 

50m

50m

50m

 

50m

50m

50m

Bloqueador Asfáltico

 

50m2

50m2

50m2

 

40m2

40m2

40m2

* 1 balde de Liquid Flashing sela em média 500 parafusos

* Liquid Flashing com consumo considerado para tela de 6”

* Selante SWS considerado o consumo para um cordão de 5x5mm

 

CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO DE APLICADOR AUTORIZADO E GARANTIA

                Para emissão da garantia é necessário que a aplicação seja realizada por um aplicador credenciado e que o projeto tenha sido revisado pela Momentive.

                Para se tornar um Aplicador Credenciado é essencial que a empresa tenha mais de 5 anos de experiência, funcionários próprios devidamente capacitados, que cumpra todas as regras da legislação vigente e que tenha mais de 3.000m2 de projetos aplicados com Enduris.

                Apenas empresas que se enquadrem nesse critério estão aptas a receberem a garantia formal da GE Silicones para 10, 15 ou 20 anos.

 

A empresa interessada em se tornar um Aplicador Credenciado GE ENDURIS, deve cumprir com os requisitos abaixo e enviar os documentos para credenciamento:

- Formulário de credenciamento preenchido

- Documentos de cadastro (ficha cadastral e contrato social)

- Portfólio de trabalhos realizados.

- Treinamento formal executado pela Momentive sobre o sistema GE ENDURIS

Para acesso a mais material informativo e orientativo consulte: [email protected]

 

SAIBA MAIS SOBRE A IMPERCOAT E NOSSOS PROJETOS NO BRASIL

A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500 É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.

Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.

Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante a proteção do seu telhado não por anos, mas por décadas.

Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.

Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat