Distribu​idor

Distribuidor Autorizado
Blog Telhados Vazamentos

Como Acabar Com Vazamentos Em Coberturas De Vidro - Liquid Flashing

Tradição x Inovação


Postada em 02/05/2022 às 16:08
Por Impercoat


Telhados envidraçados, ou “skylights” são cada vez mais frequentes nos empreendimentos modernos.

Esses telhados costumam ter juntas de dilatação entre os vidros e o material usado nessas juntas obrigatoriamente precisa ter altíssima resistência aos raios UV para manter as características originais de adesão, alongamento e capacidade de trabalho.

Apenas os silicones podem entregar a resistência UV necessárias para essa exposição. Vide - https://impercoat.com.br/Post/68126/estudo-de-longo-prazo-em-selantes-de-construcao

Skylight

1ª opção – Troca do Selante – A Solução Tradicional

É muito difícil encontrar a origem de um vazamento em uma cobertura de vidro.

Mesmo o selante não apresentando sinais de envelhecimento como fissuras ou aumento da dureza, problemas de adesão por falha na limpeza, falha na espatulação ou mal preenchimento das juntas no momento da aplicação podem justificar o problema.

Característica Técnica do Selante para Juntas de Dilatação

As juntas entre os vidros, chamadas de juntas de dilatação, devem ser preenchidas com selantes 100% de silicone, com capacidade de movimentação mínima de +/-50%. Capacidade de movimentação é a capacidade do selante de dilatar e contrair sem perder a adesão e sem sofrer fissuras.

A boa adesão dependerá de um bom preparo da superfície que precisa estar limpa e seca no momento da aplicação, além de no mínimo 4mm de área de adesão, adesão em apenas 3 lados e um desenho retangular de 2:1 (largura x profundidade).

Acontece que mesmo com todos esses cuidados podem ocorrer falhas pontuais que são muito difíceis de serem identificadas depois da aplicação concluída e para correção temos 2 opções aqui explicadas.

Muito importante se atentar para o desenho correto das juntas para que estas possam trabalhar de forma correta junto com as estruturas.

junta de silicone

 

Junta de silicone 

 

 Não somente as juntas de dilatação devem ser verificadas, mas também todo o perímetro, calhas e rufos, pois os pontos em que se verificam as infiltrações podem não ser os pontos de origem.

Reparos pontuais não costumam surtir efeito e a troca de todo o selante precisa ser considerada para eliminar as infiltrações e vazamentos de forma eficiente.

O principal problema com essa estratégia é que novas falhas de aplicação podem ocorrer como no momento da primeira aplicação.

 Skylight Liquid FLashing

 2ª opção – Reforço do Selante Original – A Solução Inovadora

A até pouco tempo não era possível reforçar o selante original sobre as juntas de dilatação, porém o Enduris Liquid Flashing abril novas possibilidades. Trata-se de um selante 100% silicone, fornecido em baldes de 3,7 L e que pode ser aplicado com pincel, espátula ou rolo.

É um produto 100% silicone com todas as características acima listadas e totalmente compatível com os silicones de base alcoxy. No caso da GE os selantes de silicone SWS.

 

Skylight Liquid FLashing

O Liquid Flashing segue o mesmo protocolo do selante convencional quanto á limpeza do substrato, deve ser aplicado com a espessura mínima de 3mm e ultrapassando pelo menos 5mm de cada lado da junta.

A grande vantagem desse procedimento é que se evitam os riscos de falhas de aplicação de uma nova junta de dilatação e o Liquid Flashing funciona como um backup, uma camada extra e segura contra vazamentos e infiltrações e trabalhando em conjunto com o sistema original da junta de dilatação.

Skylight x Liquid Flashing

 A GE oferece 10 anos de garantia para juntas recuperadas através desse processo quando aplicado em toda a cobertura e já é reconhecido como uma solução pelos principais consultores especializados no segmento de vidros e alumínio.

 

A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.

Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.

O Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.

Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.

Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat