Distribu​idor

Distribuidor Autorizado
Blog Estudos de Caso

RECUPERAÇÃO COM O SISTEMA ENDURIS DE LAJE RECOBERTA COM MANTA ASFÁLTICA ALUMINIZADA

O Sistema Enduris é o candidato ideal para ser aplicado sobre a manta asfáltica aluminizada e acabar com toda infiltração existente na cobertura.


Postada em 02/03/2023 às 13:17
Por Impercoat

Impercoat

Apresentamos aqui mais um caso de sucesso aonde o sistema Enduris da GE Silicones e com o suporte da Impercoat acabou com infiltrações e vazamentos constantes e insistentes na cobertura do laboratório de qualidade de uma importante indústria do segmento alimentício.

Durante anos diversas soluções foram aplicadas para minimizar os problemas com vazamentos e infiltrações da laje de concreto dessa cobertura.

Primeiro os sistemas acrílicos falharam por se tratar de uma cobertura plana com baixíssimo caimento já que os acrílicos reemulsionam além de craquelarem quando expostos aos raios UV.

No segundo momento, mesmo após recobrimento de toda a laje com manta asfáltica aluminizada as infiltrações continuavam causando transtornos e prejuízos quando optou-se por uma solução que poderia entregar até 20 anos de garantia, paz e tranquilidade.

Enduris sobre manta asfáltica aluminizada

O Sistema Enduris é o candidato ideal para ser aplicado sobre a manta asfáltica aluminizada e acabar com toda infiltração existente na cobertura.

 

DIGNÓSTICO

Apesar do recobrimento total da cobertura com manta fálica aluminizada muitos vazamentos continuavam ocorrendo principalmente pela incapacidade da manta asfáltica se manterem boas condições quando exposta às intempéries, enrijecendo, e perdendo a vedação nas tubulações passantes, insertes e áreas de movimentação da cobertura.

Quando isso ocorre em um sistema que não é totalmente aderido a água percola por baixo da manta formando bolsões de água que não evaporam e mantém umidade permanente sobre aquele substrato agravando os efeitos mesmo depois que a chuva passa.

No caso de bolsões de água é necessário abrir pontualmente o ponto onde visualmente se verificam esses bolsões para que toda a umidade possa evaporar e o substrato ficar seco.

LAje preparada para receber a Membrana Enduris 3502

DEFINIÇÃO DA SOLUÇÃO ENDURIS

O Sistema Enduris foi escolhido por ser uma solução limpa, rápida segura e duradoura:

                Limpa e Rápida – pode ser aplicado sobre a solução anterior sem necessidade retirada da mesma evitando geração de resíduos e reduzindo o tempo de trabalho.

                Segura – Tanto para os aplicadores quanto para os usuários não gera riscos de intoxicação graças a o baixíssimo COV, por não ser inflamável, não propagar chama e não conter solventes.

                Duradoura – As garantias de até 20 anos são graças às características do silicone de resistir naturalmente aos raios UV mantendo-se flexível e como novo não por anos, mas por décadas.

LIMPEZA E PREPARO DA COBERTURA

                O primeiro passo é promover uma lavagem completa com água pressurizada com equipamento que entregue no mínimo 2.000psi de pressão na ponta. Com um jato forte toda a sujeira e componentes soltos sevem ser removidos.

PREPARO DA SUPERFÍCIE

                Após a limpeza e com o telhado bem seco os reparos nos pontos de reforços devem ser iniciados com foco em áreas de maior movimentação tubulações passantes, insertes, parafusos, calhas e rufos.

Nesse caso optou-se em aplicar o Bloqueador de exsudação asfáltica Bleed Blocker nas emendas da manta asfáltica aonde não havia alumínio para evitar manchas dos óleos betúmicos na membrana de silicone.

Nesse caso optou-se em aplicar o Bloqueador de exsudação asfáltica Bleed Blocker nas emendas da manta asfáltica aonde não havia alumínio para evitar manchas dos óleos betúmicos na membrana de silicone.

Nesse caso optou-se em aplicar o Bloqueador de exsudação asfáltica Bleed Blocker nas emendas da manta asfáltica aonde não havia alumínio para evitar manchas dos óleos betuminosos na membrana de silicone.

emendas protegidas com Bleed Blocker Enduris

APLICAÇÃO DA MEMBRANA COM ROLO

A aplicação da membrana de silicone pode ser através e rolo ou airless. Nesse caso optou-se pela aplicação com rolo por ser uma área pequena.

A aplicação pode ser feita de diversas formas.

Derramando o Enduris 3502 e espalhando com um rodo e depois dando acabamento com o rolo de lã de carneiro.

Ou simplesmente aplicando diretamente com o rolo de lã de carneiro em uma única demão.

 

Enduris sobre manta asfáltica - aplicação

Enduris sobre manta asfáltica - aplicação

O controle de aplicação foi feito separando as áreas em 30m2 e utilizando o medidor de espessura úmida fornecido pela GE Silicones com 620 micra úmida.

Esse tipo de controle ajuda a manter a película na espessura correta e evita o uso excessivo e desnecessário de material mantendo o projeto dentro do orçamento estimado.

Medidor de expessura úmida Enduris

Enduris sobre manta asfáltica - aplicação

Enduris sobre manta asfáltica - aplicação

 Em menos de 10 dias a laje foi totalmente recuperada, impermeabilizada e entregue com 10 anos de garantia da GE Silicones.

O Sistema Enduris permite tráfego de manutenção e pode ser lavado sempre que necessário sem que isso afete a membrana ou as garantias ennvolvidas.

Daqui em diante todos os reparos e impermeabilizações nos telhados desta importante empresa alimentícia serão protegidos com o Sistema Enduris e com o suporte téncnico da Impercoat.

Cobertura recuperada com o Sistema Enduris

 

SAIBA MAIS SOBRE A IMPERCOAT E NOSSOS PROJETOS NO BRASIL

A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500 É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.

Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.

Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante a proteção do seu telhado não por anos, mas por décadas.

Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.

Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat