Distribu​idor

Distribuidor Autorizado
Blog Estudos de Caso

Casa caixote - Residência Auto Sustentável Tem Laje Impermeabilizada Com a Membrana de Silicone Enduris 3500

A impermeabilização de lajes com o Enduris 3500 é durável e mais prática e resistente que outros métodos convencionais sem necessidade de obra.


Postada em 17/05/2023 às 18:21
Por Impercoat

Impercoat

Imagine planejar uma residencia auto sustentável, com os melhores equipamentos, mais modernos e eficientes e ao final sofrer com um problema tão antigo que já nos afetava mesmo antes da descoberta da roda. Infiltrações!

Foi em um imóvel de estilo contemporâneo que fica em um condomínio no município de Embú das Artes que seu proprietário com formação em engenharia elétrica projetou para que fosse auto suficiente na geração de energia com 50 células fotovoltaicas com capacidade de gerar energia para todas as necessidades da residência incluindo a alimentação de 2 carros elétricos. Lajes e paredes com 20cm de espessura para preservar a temperatura interna dos ambientes e sistema hidráulico independente para água de coleta e reuso com uma estação de tratamento alocadada sobre a laje técnica.

No projeto original optou-se por uma cobertura plana com platibanda e com mínimo caimento para os ralos executada com argamassa de regularização.

Por ter muitas interferências e futuras manutenções programadas por conta dos equipamentos optou-se por um sistema de impermeabilização moldado no local com membrana acrílica 100% estruturada, porém a estanqueidade não superou o período de 2 anos, mesmo com sucessivas reaplicações com o mesmo sistema já que se trata uma laje plana que tem pontos de empoçamento que não são aceitos pelos sistemas acrílicos comprometendo a durabilidade do sistema exposto, endurecer e craquelar em pouco tempo por conta da baixa resistência UV.

Após algumas aplicações sem sucesso o cliente decidiu pesquisar por um material mais durável e navegando pela internet se deparou com a Membrana de Silicone Enduris 3500, sistema da mundialmente conhecida GE Silicones e distribuído pela Impercoat, pioneira no Brasil na distribuição do Enduris 3500.

Sistema Enduris

Enduris é um sistema voltado para recuperação e impermeabilização de grandes telhados no segmento industrial e comercial, mas que poderia ser a solução para aquela laje residencial já que outras aplicações de sucesso em lajes técnicas de prédio comerciais e residências já circulavam pela internet como no caso abaixo de uma laje de um laboratório de qualidade uma importante indústria alimentícia.

Laje impermeabilizada com Enduris

 Laje Impermeabilizada com Enduris

Em 27/03/2023 a ONSITE Estruturas, empresa de aplicação experiente e credenciada da GE Silicones com mais de 20.000m2 aplicados com o Sistema Enduris, foi indicada pela Impercoat para atender a esta demanda e em menos de 30 dias o projeto de aplicação foi finalizado, desde o preparo da superfície com a remoção do material solto ou danificado das aplicações anteriores, a melhoria do sistema de ralos e rufos, ajustes pontuais na regularização dos caimentos, reforços nas bases de equipamentos, tubulações passantes e finalmente da aplicação da Membrana de Silicone Enduris 3500.

Após diversas tentativas frustradas do proprietário em resolver os problemas de vazamentos e infiltrações na cobertura e com diversas reaplicações com acrílicos que haviam falhado antes não havia mais espaço para erros e o correto diagnóstico e planejamento para uma execução precisa eram fundamentais para o sucesso do projeto.

O contato inicial foi feito em fev/23 e apesar da urgência do projeto, foi necessário esperar passarem os meses de fevereiro e março por causa das chuvas diárias na região e para que a laje tivesse tempo suficiente para que estivesse seca antes da aplicação da Membrana de Silicone Enduris.
Por ser um período chuvoso, resistir às pressões, ter paciência e agir no momento certo foram pontos fundamentais para a aplicação eficaz e duradoura do Enduris nesse projeto.

O primeiro grande desafio foi retirar as camadas anteriores de impermeabilizações estruturadas com acrílicos, refazer os caimentos no contrapiso e somente após essa etapa aplicar o sistema Enduris.

A aplicação do sistema Enduris foi feita respeitando o protocolo da GE silicones:

1-O substrato encontrava-se seco na superfície e internamente
2-Foram tomadas providências para que o substrato estivesse íntegro e sem fissuras ou partes se soltando para receber a Membrana Enduris 3500.
3-A aplicação foi feita com rolo de lã de carneiro em uma demão somente com espessura úmida de 610microns.
4-A tela estruturante RF100 da GE Silicones foi aplicada nos pontos sujeitos a maior trabalho ou movimentação da estrutura principalmente ao redor de tubulações passantes, ralos e nos cantos de 90 graus.
5-Após a aplicação foi fornecida a garantia 10 anos de performance do Enduris 3500 ao proprietário.

A Impercoat foi escolhida por ser pioneiras na comercialização do Sistema Enduris 3500 no Brasil desde 2015 e com diversos projetos publicados em seu site e redes sociais desde tutorais a cases de sucesso com a membrana de silicone e entende que fornecer conteúdo com exemplos reais é a melhor forma de divulgar um produto ainda novo no Brasil, além de promover o contato com profissionais treinados e capacitados com foco em telhados e coberturas.

Os produtos usados foram Enduris 3500, RF100, Selante SWS e Liquid Flashing.

 

Como foi a aplicação?

Vistoria técnica

Planejamento e cronograma

Lavagem com hidrojatedora profissional com 3600psi

Remoção de todos os materiais soltos da laje incluindo impermeabilizações antigas.

Refazimento de parte do contrapiso danificado e tratamento de fissuras na platibanda com o Selante SWS.

Aplicação de reforços com o sistema de 3 camadas (RF100+Enduris+RF100) em ralos, cantos de 90graus e Liquid Flashing com pincel nas tubulações passantes.

Finalmente aplicação da Membrana de Silicone Enduris 3500 sobre toda a laje subindo pelo menos 10cm nos ângulos de 90graus com espessura de 610microns e consumo de 25m2 por balde de 19L.

A aplicação da membrana durou 4 dias, mas todo o processo incluindo a lavagem consumiu 10 dias de trabalho para impermeabilizar 370m2.

 Aplicação de Enduris sobre laje para impermeabilização

Aplicação de Enduris sobre laje para impermeabilização

Aplicação de Enduris sobre laje para impermeabilização

A aplicação da membrana durou 4 dias, mas todo o processo incluindo a lavagem consumiu 10 dias de trabalho para impermeabilizar 370m2.

A Impercoat é o canal que tem a responsabilidade de colocar o mercado e consumidos em contato com o Sistema Enduris e foi o que fez nesse caso promovendo a tecnologia no mercado, com disponibilidade, pronta entrega e suporte técnico.
O Sistema Enduris é 100% composto de silicone, sem solventes, com alto teor de sólidos acima de 90%, mais de 500% de alongamento e altíssima resistência UV com garantias de até 20 anos da GE Silicones.
Enduris é uma membrana aplicada sobre a laje já existente e sem necessidade da remoção da proteção mecânica ou da manta asfáltica pré exitente quando for o caso. Por isso não gera lixo, entulho, barulho e toda a logística e desconforto que uma obra comum gera.
Se mantém estável, com a mesma dureza, aderido e flexível por décadas. Não craquela, não reemulsionam ou se desfaz.

A recuperação tradicional de uma laje consiste em retirar a proteção mecânica ou contrapiso, retirar amanta asfáltica antiga, substituir por uma nova, e refazer o contrapiso. Esse processo leva tempo, é oneroso tem riscos e gera muito lixo e entulho que é despejado nos aterros sanitários.
Com o Sistema Enduris todo o processo tradicional foi substituído pela aplicação com uma demão sobre todas a laje já existente, sem gerar entulho e todos os desconfortos comuns a uma obra.

A Impercoat é o elo de ligação entre o consumidor o fabricante e o aplicador. É através da Impercoat que o mercado tem todos os produtos do sistema disponíveis em tempo, na quantidade e com a validade correta para que possam ser aplicados de maneira eficiente e duradoura, além do suporte técnico e acompanhamento para que todos tenham a melhor experiência possível antes, durante e depois da aplicação.

enduris

A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.

Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.

Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.

Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.

Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat