Distribu​idor

Distribuidor Autorizado
Blog Telhados

Como escolher o produto adequado para impermeabilizar o telhado industrial e qual o melhor custo benefício?


Postada em 21/08/2021 às 19:38
Por Impercoat

Telhado parcialmente impermeabilizado com membrana de silicone GE Enduris 3502

Na hora de recuperar ou impermeabilizar o telhado industrial uma das maiores dificuldades é comparar o que cada solução oferece e qual o melhor custo benefício.

Não é normal uma impermeabilização no telhado industrial durar somente 2 ou 3 anos!

Vamos perceber logo abaixo que nem sempre o que “custa mais” é o “mais caro”, muito pelo contrário, o que “custa mais” pode ser o mais barato ou ter o melhor  "custo benefício".

O grande problema é que apesar de existirem muitas empresas especializadas em telhados, quase não existem produtos desenvolvidos especificamente para as coberturas. Isso mesmo, a maioria dos produtos usados nos telhados tem origem nas aplicações em pisos ou em impermeabilizações internas de cozinhas, banheiro e varandas.

Na prática encontramos produtos que não duram quando expostos aos raios UV, Sol, chuva, e variações bruscas na temperatura às quais são submetidas as coberturas.

Abaixo os prós e contras de cada tecnologia para recuperar um telhado industrial, mas antes de chegar nas soluções disponíveis precisamos entender ao que elas precisam resistir.

  • Degradação UV
  • Exposição às intempéries
  • Variação térmica
  • Oxidação

Os itens acima basicamente nos dizem que o revestimento deve se manter flexível ao longo dos anos em exposição direta. Quanto maior a resistência UV, mais as características iniciais de alongamento e impermeabilidade serão mantidas.

 

1-Qual o produto ideal para impermeabilizar telhados industriais?

Apesar de muito utilizadas, algumas das tecnologias abaixo não são ideais para a proteção e impermeabilzização permanentemente expostas em telhado industriais, que costumam ser planos com caimento de 1% a 2% somente.

  • Membranas de silicone - adequada - é um sistema aderido e sem emendas, aceita água empoçada - resite a mais de 50.000 h/uv.
  • Membranas acrílicas - Não adequada - não resiste água empoçada nem à exposição acima de 500h.
  • Membranas de PU - nao adequada, perde elasticidade, craquela e se desintegra acima de 500h/uv.
  • Manta asfáltica - não foi feita para ficar permanentemente exposta aos raios UV, enrigesse, perde elasticidade e falha nas emendas.
  • Manta de EPDM/TPO/PVC - adequada, costumam ser sistema flutuantes e o ponto fraco são as emendas e dificuldade em detalhes com otubulações.

 

2-Quanto tempo dura a impermeabilização de um telhado industrial?

Quando falamos de impermeabilização de telhados e coberturas o primeiro ponto a ser observado é a resistência UV. Produtos que não ofereçam garantias de pelo menos 20 anos e que apresentem qualquer resultado diferente de “excelente” para no mínimo 5.000horas de envelhecimento acelerado devem ser “desconsiderados” como uma solução de longo prazo.

Tabela de Vida útil x Garantia 

 

 3-Quanto custa?

Cuidado, o barato sai caro!

Você sabe o que significa “ciclo de vida do produto”? O ciclo de vida é o tempo que o sistema aplicado irá funcionar bem sobre o seu telhado e será usado na tabela abaixo para demonstrar o custo de cada tecnologia ao longo de 10 e 20 anos.

 Com base na tabela abaixo é possível entender o custo benefício oferecido por cada sistema e com isso se tomar uma decisão consciente do investimento a ser realizado.

 Repare que as Membranas de Silicones, apesar de terem um custo maior no momento inicial, se mostram mais econômicas ao logo do período de 10 ou 20 anos. 

 Isso sem contar nos transtornos e prejuízos que novas intervenções em curtos períodos podem causar.

 

4-Garantias e suas letras pequenas – fique atendo às pegadinhas

 Cuidado, existem garantias que condicionam sua validade à reaplicação de uma demão ao longo do período de garantia. O grande problema aqui é que a aplicação de uma nova demão mobiliza custos adicionais de 60% a 80% do valor inicial, mobilização de mão de obra, equipamentos e mais gente circulando dentro de sua empresa. Existem casos de se oferecer 10 anos de garantia com reaplicações a cada 2 anos.

 

   

A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.

Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.

Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.

Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.

Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat