Distribu​idor

Distribuidor Autorizado
Blog Telhados

Como recuperar e impermeabilizar um telhado metálico oxidado em 3 etapas


Postada em 26/06/2021 às 09:33
Por Júlia Biude


Telhados metálicos são muito resistentes, mas ainda assim podem apresentar desgaste com o passar do tempo. Chuva, sol, vento e as variações de temperatura são variáveis que diminuem a vida útil desse tipo de material que pode sofrer com a oxidação, corrosão, ferrugem e também com deformações causadas pelas movimentações térmicas.

Mas o que fazer quando o telhado começa a oxidar? É possível recuperar um telhado metálico oxidado em apenas 3 etapas:

1- O primeiro passo é analisar o tipo de oxidação, se é superficial ou se houve perda significativa de massa. Caso não tenha havido perda de massa essas telhas podem ser recuperadas independente da área que esteja oxidada.

2-No mercado existem produtos removedores de ferrugem com ácido fosfórico ou clorídrico que reagem com o óxido de ferro para dissolver a ferrugem, porém em pouco tempo o processo de oxidação pode voltar a ocorrer, por isso é necessário que seja aplicado um produto que impeça o contato desta superfície com o ar e com a água.

3-Aplicar um produto para proteger as telhas e eliminar o contato superficial com ar e água para interromper o aparecimento de novos pontos de oxidação, porém a escolha da proteção que será usada sobre o telhado precisa considerar que ficará exposta constantemente ao intemperismo com exposição UV por anos, as vezes décadas e é aí que vem a parte mais delicada dessa manutenção, pois a maioria dos produtos não está preparado para essa exposição.

 

Telhado oxidado

No quadro abaixo analisamos as principais tecnologias oferecidas no mercado e o que funciona ou não para manter seu telhado impermeabilizado e livre de ferrugem.

Abaixo temos um quadro com as principais características a serem consideradas para um produto a ser aplicado sobre as telhas.

•  Analisando o quadro acima, membranas que tem absorção de água não tem capacidade de evitar o ressurgimento do processo corrosivo e devem ser desconsideradas, logo para essa situação as membranas de silicone tem grande vantagem.
•  A Resistência UV é outro ponto que vai garantir que o produto aplicado performe por anos sem alterações consideráveis de dureza e alongamento.
•  Principalmente no caso de grandes telhados, podem ocorrer empoçamento de água e o produto escolhido precisa resistir ao empoçamento sem reemulsionar.
•  Atenção!!! Garantia é diferente de vida útil. Muitas empresas confundem o consumidor colocando a vida útil e não a garantia na embalagem.

 

 

 

Membrana de Silicone

Membrana Acrílica

Membrana de PU

Permeabilidade

0%

>15%

>15%

Resistência UV

Alta

Baixa

Baixa

Suporta empoçamento

Sim

Não

Sim

Garantia

10anos

1ano

5anos

Vida útil

30anos

2anos

7anos

 


Telhado oxidado parcialmente coberto, protegido com Enduris 3502

 


Telhado oxidado, totalmente protegido com Enduris 3502 com 10 anos de garantia e vida útil superior a 30 anos

A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.

Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.

O Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.

Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.