Distribu​idor

Distribuidor Autorizado
Blog Estudos de Caso

Estudo de caso: Unip

Quatro anos de solução e muitos outros pela frente


Postada em 01/09/2021 às 23:49
Por Impercoat


Um dos nossos casos de maior sucesso e visibilidade foi o trabalho de impermeabilização e recuperação de um telhado metálico de 1000m2 de um prédio da Unip que fica na Água Branca, em São Paulo. O prédio é bem alto, com o telhado a 35m do solo o que dificultaria realizar trabalhos como as trocas das telhas, pois tirar o entulho seria um desafio.

Além disso, o último andar abriga uma quadra poliesportiva, que poderia sofrer prejuízos por conta dos vazamentos. O piso, na época novo, poderia estragar com a infiltração perdendo a garantia do alto investimento que acabara de ser concluído e também compromentendo a segurança dos alunos e atletas que corriam risco de queda, além de eventos que poderiam ser prejudicados ou até mesmo cancelados por conta das infiltrações naquele local.

Segundo a Walquíria Viana, da equipe do setor de manutenção da Unip, ao fazer a análise dos problemas, foram encontradas calhas e telhas furadas. As telhas também sofriam com um acelerado processo de oxidação que já cobria 100% do telhado além dos encaixes nas sobreposições das telhas estarem deslocados, defeito causado por anos de movimentação do trabalho de dilatação e contração normais às coberturas. “Normalmente, a gente faz troca de telhado e calhas. Os representantes da Impercoat vieram aqui e apresentaram o sistema, mostraram alguns vídeos e nossa gerência optou por fazer um teste, um primeiro serviço para ver se daria certo.”, explicou.

O Sr Osmar Gazini, responsável pelo setor de manutenção da Unip, contou que a convite da Impercoat visitou uma obra que havia sido feita com o GE Enduris 3500, e que após a visita se sentiu mais confortável e seguro para contratar o serviço.

No momento em que foi feita a recuperação do telhado na Unip, o Sistema GE Enduris ainda era relativamente novo no Brasil e, consequentemente, pouco conhecido. Tradicionalmente no país, quando se tem problemas com as telhas e calhas, a troca total é a solução adotada por ser a mais conhecida e “parecer” a mais robusta. A verdade é que o sistema Enduris é uma solução definitiva e funciona como uma segunda camada de proteção, um “backup” sobre o telhado com garantias de 10 a 20 anos contra apenas 5 anos de garantia de um telhado novo.

A troca de um telhado causa muito transtorno, como a paralisação das atividades, barulho, entulho e logística. Já o impermeabilizante GE Enduris 3500 é aplicado como se fosse uma pintura, em uma única demão e sem a necessidade de primer. É rápido e como é feito 100% de silicone, após a secagem fica emborrachado. Depois de 30 minutos da aplicação já é possível suportar a chuva com proteção total. Essas características evitaram atrasos na obra da Unip, pois na semana da aplicação o tempo estava fechado, com muitas nuvens carregadas e previsão de chuva, mas mesmo com essa previsão não foi necessário paralisar o trabalho.

Francisco Mônica da M2W, aplicador credenciado pela GE Silicones, explicou que ao contrário de outros coatings, o Enduris pode ser aplicado em dias mais fechados com alta previsão de chuvas já que o Enduris tem secagem rápida. “no último dia de trabalho quando estávamos finalizando aplicação nos rufos metálicos começou a garoar, parou e logo voltaria a chover novamente. Como a área era pequena e precisávamos desmobilizar a equipe optamos por secar manualmente aquele trecho e aplicamos o Enduris graças a sua característica de formação de pele rápida que permitiria receber chuva novamente após um curto período de apenas 30 min. O importante é que a superfície esteja limpa e seca no momento da aplicação. O sistema é simples e prático já que não precisa de várias demãos”.


Quebrando paradigmas

Embora o impermeabilizante GE Enduris 3500 tenha muitos pontos positivos, o mercado ainda não é tão receptivo a essas mudanças. É preciso quebrar paradigmas para mudar a cultura da troca de telhados que vem sendo aplicada há anos com uma solução definitiva. Segundo Mauro Medeiros, gerente de contas da GE Silicones, a Unip foi uma das pioneiras no Brasil a optar por essa tecnologia já consagrada lá fora. “O senhor Osmar e a Walquíria nos receberam, aceitaram os argumentos técnicos, entenderam o custo benefício e com o suporte de uma empresa centenária como a GE se sentiram confortáveis em empreender com uma solução inovadora. São pessoas que olham para a frente e não tem medo de inovar quando bem embasados.”

 

O desafio de recuperar sem parar as atividades

Ser uma solução rápida e que não causava barulho foi um dos fatores determinantes para a escolha da aplicação do GE Enduris 3500 para acabar com os vazamentos. Walquíria explicou que todas as reformas e reparos que são necessárias precisam ser feitas em períodos de férias para não atrapalhar as aulas. Já com o impermeabilizante da GE, foi possível realizar o trabalho em período letivo.

O Sr Osmar, em concordância com a sua colega de trabalho, explicou que foi preciso arrumar algumas telhas que estavam levantadas ou desencaixadas para depois aplicar o produto. O trabalho foi rápido e não prejudicou as atividades escolares. “O que foi interessante para mim é que não gerou muita obra. Estávamos em aula e eu pude fazer o trabalho por lá encima sem prejudicar as atividades.”, pontuou.

Outro fator determinante para a escolha foi a garantia dada pela GE Silicones para a aplicação. Para esse serviço, foi oferecida a garantia de 10 anos, assegurada pela GE, uma empresa que existe há mais de 100 anos e que desde a década de 1930 se dedica ao negócio de silicones para diversos segmentos dentre eles a construção civil. “Uma coisa é a garantia, outra coisa é vida útil e para essa obra foram dados 10 anos de garantia, mas a longevidade e vida útil do sistema é de superior a 20 anos. É a confiança e segurança de uma empresa centenária, que tem compromisso com o cliente.”, explicou Medeiros.

Segundo a Walquíria, depois da realização da obra no telhado, não foram mais diagnosticados problemas com vazamentos e infiltrações e caso precisassem realizar outras obras, optariam novamente por essa solução da GE Silicones. Para o Sr Osmar, o custo benefício tem atendido à expectativa, já que não tiveram nenhum problema aonde foi aplicado.


Aplicação da Solução em 4 Etapas

 

1 - Executar o teste de adesão e verificar se a oxidação é superficial e sem perda de massa. Nesse caso não há necessidade de nenhum tratamento para reversão da oxidação e o Enduris pode ser aplicado diretamente sobre a superfície interrompendo o processo de oxidação.
2 - Limpeza do telhado com água pressurizada superior a 2.000psi na ponta com o objetivo de retirar todas as partículas soltas e sujeira do telhado.
3 - Selamento de todos os parafusos com selante Liquid Flashing aplicado com pincel e vedação de todas as sobreposições com o Selante SWS aplicado com pistola manual.
4 - Aplicação do Enduris com equipamento airless Graco Big Ring com espessura de 620 micra úmida. E entrega da garantia formal da GE Silicones. /