Tradição x Inovação
Postada em 02/05/2022 às 16:08
Telhados envidraçados, ou “skylights” são cada vez mais frequentes nos empreendimentos modernos.
Esses telhados costumam ter juntas de dilatação entre os vidros e o material usado nessas juntas obrigatoriamente precisa ter altíssima resistência aos raios UV para manter as características originais de adesão, alongamento e capacidade de trabalho.
Apenas os silicones podem entregar a resistência UV necessárias para essa exposição. Vide - https://impercoat.com.br/Post/68126/estudo-de-longo-prazo-em-selantes-de-construcao
1ª opção – Troca do Selante – A Solução Tradicional
É muito difícil encontrar a origem de um vazamento em uma cobertura de vidro.
Mesmo o selante não apresentando sinais de envelhecimento como fissuras ou aumento da dureza como é o caso dos selantes de silicone, problemas de adesão por falha na limpeza, falha na espatulação ou mal preenchimento das juntas no momento da aplicação podem justificar o problema.
Característica Técnica do Selante para Juntas de Dilatação
As juntas entre os vidros, chamadas de juntas de dilatação, devem ser preenchidas com selantes 100% de silicone, com capacidade de movimentação mínima de +/-50%. Capacidade de movimentação é a capacidade do selante de dilatar e contrair sem perder a adesão e sem sofrer fissuras.
A boa adesão dependerá de um bom preparo da superfície que precisa estar limpa e seca no momento da aplicação, além de no mínimo 4mm de área de adesão, adesão em apenas 3 lados e um desenho retangular de 2:1 (largura x profundidade).
Acontece que mesmo com todos esses cuidados podem ocorrer falhas pontuais que são muito difíceis de serem identificadas depois da aplicação concluída e par a correção temos 2 opções aqui explicadas.
Muito importante se atentar para o desenho correto das juntas para que estas possam trabalhar de forma correta junto com as estruturas.
Não somente as juntas de dilatação devem ser verificadas, mas também todo o perímetro, calhas e rufos, pois os pontos em que se verificam as infiltrações podem não ser os pontos de origem.
Reparos pontuais não costumam surtir efeito e a troca de todo o selante precisa ser considerada para eliminar as infiltrações e vazamentos de forma eficiente.
O principal problema com essa estratégia é que novas falhas de aplicação podem ocorrer como no momento da primeira aplicação.
2ª opção – Reforço do Selante Original – A Solução Inovadora
A até pouco tempo não era possível reforçar o selante original sobre as juntas de dilatação, porém o Enduris Liquid Flashing abril novas possibilidades. Tratasse de um selante 100% silicone, fornecido em baldes de 3,7 L e que pode ser aplicado com pincel, espátula ou rolo.
É um produto 100% silicone com todas as características acima listadas e totalmente compatível com os silicones de base alcoxy. No caso da GE os selantes de silicone SWS.
O Liquid Flashing segue o mesmo protocolo do selante convencional quanto á limpeza do substrato e deve ser aplicado com a espessura mínima de 3 mm e ultrapassando pelo menos 5mm de cada lado da junta.
A grande vantagem desse procedimento é que se evitam os riscos de falhas de aplicação de uma nova junta de dilatação e o Liquid Flashing funciona como um backup, uma camada extra e segura contra vazamentos e infiltrações e trabalhando em conjunto com o sistema original da junta de dilatação.
A GE oferece 10 anos de garantia para juntas recuperadas através desse processo quando aplicado em toda a cobertura e já é reconhecido como uma solução pelos principais consultores especializados no segmento de vidros e alumínio.
A Impercoat trouxe para o mercado brasileiro a membrana de silicone líquida GE Enduris 3500. É um produto inorgânico, resistente aos raios UV. Ele protege o telhado de ações como a da chuva e do vento. É flexível, permitindo que haja contração e expansão do material com as mudanças climáticas.
Além de impedir que a oxidação continue a degradar as telhas metálicas, o GE Enduris prolonga a vida útil da cobertura. É fácil de aplicar e com apenas uma demão produz o envelopamento completo.
O Enduris 3500 impede a oxidação porque interrompe totalmente o contato da superfície com o ar e com a água. O Enduris 3502 na cor branca trás conforto térmico graças a 88% de refletância e sua resistência UV garante que vai proteger seu telhado não por anos, mas por décadas.
Para mais informações de como recuperar e impermeabilizar o seu telhado metálico com a membrana GE Enduris, solicite suporte técnico pelo nosso Whatsapp ou por e-mail.
Veja os vídeos de alguns telhados impermeabilizados no Brasil pela Impercoat